Sintomas e diagnósticos

Sintomas

Feb. 12, 2010. Os sintomas mais comuns são a emissão de sangue pelo ânus -bem em forma de gotas no vaso sanitário ou no papel higiênico-, ainda que o sangramento costuma ser escasso, e incômodo ao defecar. O mais característico é a próprio toque das hemorróidas no ânus, que inclusive podem ser reduzidas manualmente pelo paciente.

A seguir enumeramos os sintomas mais comuns das hemorróidas. Ainda que cada indivíduo pode experimentá-los de uma forma diferente, existem uns sintomas muito característicos que sempre estão presentes:

Diagnósticos

Os episódios do problema hemorroidal geralmente aparecem e desaparecem com bastante rapidez, porém se o problema persiste ou piora, ou se há sintomas característicos tais como  sangue nas fezes, recomenda-se consultar um médico. Deve-se fazer análises para verificar a possível presença de anemia. Como o sangramento rectal é o sintoma mais comum das hemorróidas internas e aparece também em diversos tumores do cólon e do recto, é recomendável, com o fim de descartar outras causas de hemorragia, como por exemplo um cancro, realizar uma recto-sigmoidoscopia, que é uma exploração do recto e da porção terminal do intestino grosso (também chamado cólon ou sigmóide), por meio de um instrumento (rectosigmoidoscopio) que permite a visualização da mucosa de ditos orgãos.