Laser

Mar. 14, 2010. Nos últimos quinze anos, a difusão do laser no campo da medicina foi em progressão geométrica.  Ainda que é um método controvertido em termos de rentabilidade sanitária, pois o investimento inicial é muito custoso e requer uma alta qualificação profissional, o laser cirúrgico permite uma maior precisão e limpeza nas incisões porque possibilita ao cirurgião efectuar cortes muito superficiais -até 50 vezes menos profundos que os de um bisturí eléctrico- danificando minimamente os tecidos circundantes, o que permite uma cirurgia menos sangrenta e recuperações pós-operatórias em geral menos dolorosas.

Há vários tipos de laser:

Há vários tipos de laser

O laser de CO2 (de última geração) se trasmite por espelhos e não pode atravessar os fluidos. É de uso superficial e curta de forma muito precisa e limpa, mas tem baixa capacidade de coagulação.

O laser de neodimio/YAG coagula muito bem mas curta de forma deficiente. Profundiza no tecido e tende a quemá-lo. Atravessa os fluidos e se trasmite por fibra óptica.

O laser de argônio se emprega quase nos mesmos casos que o neodimio/YAG, mas quando se intervém em estructuras orgânicas muito finas, já que danifica menos los tecidos de ao redor da zona intervenida.

Por último está o laser de colorante pulsado, que funciona a impulsos e mediante um colorante que o volta “ávido” da cor vermelho. Se utiliza especificamente para tratar tumores vasculares, os angiomas e as manchas da pele.

A cirurgia de coagulação laser costuma utilizar para todas aquelas hemorróidas que não estão à vista, isto é, as internas, e implica deter o fluxo sanguíneo queimando as veias que transportam o sangue através de um dispositivo especial.

Controvérsia sobre a contribuição do laser

Não obstante, os benefícios da cirurgia a laser, comparados com os obtidos em outras especialidades, não parecem estar, no momento, tão definidos em proctologia,; alguns especialistas questionam seus benefícios e denunciam sua publicidade enganosa. Se quiser ampliar esta informação, clique neste link

Recomendado