Como prevenir as hemorróidas?
Feb. 07, 2010. Ainda que nem todo mundo o saiba, as hemorróidas são uma doença muito comum que afecta a mais da metade da população em algum momento de suas vidas. Porém a verdade sobre a prevenção é que a grande maioria das pessoas não pensa verdadeiramente neste problema até começar a sofrer e sentir dor.
É então quando começamos a pensar no que fazer para que não voltem a aparecer. Assim pois, o papel mais importante na prevenção das hemorróidas é, como não podia ser de outra forma, o estilo de vida que levamos.
Nossos hábitos diários são fundamentais no possível (ou não) desenvolvimento das mesmas, e portanto, também na hora de preparar um programa para sua prevenção. Porém não tem preocupe-se, porque nesta seção vamos a dar uma série de úteis conselhos para prevenir a aparição das incômodas e dolorosas hemorróidas.
Truques e conselhos para prevenir as hemorróidas
O primeiro de tudo, a alimentação, pois uma alimentação equilibrada cumpre um papel muito importante na hora de prevenir as hemorróidas ou evitar piorar.
Nossa dieta é um dos factores desencadenantes da obstipação intestinal, que é uma das causas mais frequentes da origem das hemorróidas, além de fazer com piore a dor.
Também fazer exercício é algo muito positivo e recomendável para prevenir as hemorróidas, mas sabendo que tipo de exercícios podem ser positivos e quais não.
A seguir faremos uma análise destes e outros conselhos úteis para não ser um futuro sofredor de hemorróidas.
Dieta rica em fibras
O objetivo de uma dieta rica em fibras é prevenir a constipação em pessoas que são propensas a aparição de hemorróidas, pois este faz com que as fezes saiam duras, o que provoca irritação e inflamação nas paredes do ducto anal. Além disso, a dificuldade nas defecações é a causa de que se tenha que exercer maior pressão para conseguir a expulsão das fezes, e isto faz com que as hemorróidas se prolapsem (saiam).A fibra resiste a digestão e chega ao intestino grosso practicamente intacta. Uma vez ali, facilita a passagem da matéria fecal pelo intestino, o que diminui o esforço na hora de defecar. Também retém água, o qual aumenta o tamanho, a suavidade e o peso da matéria fecal, e isto também ajuda a reduzir o esforço.
Aumentar os líquidos na dieta também é recomendável, já que contribuem ao amaciamento das fezes, assim como as vitaminas, pois reforçam os tecidos anais e os vasos sanguíneos (vitaminas A, B, B6 e C, sobre todo).A seguir, mostramos uma relação dos alimentos recomendados/não recomendados para uma dieta equilibrada e apta na prevenção das hemorróidas:
Alimentos recomendados
- Líquidos, pelo menos dois litros diários.
- Cereais:Arroz, milho, aveia, pão integral, etc.
- Legumes:Lentilhas, feijão, favas, soja, grão-de-bico, etc.
- Frutas:Maçã, figo, moranga, pêra, laranja, banana, etc. (recomenda-se comer com a pele ou casca)
- Verduras:Cenoura, espinafre, etc.
- Hortaliças:Batatas, etc.
Alimentos não recomendados
- Cereais não integrais:farinhas, pastéis, cookies, arroz branco, pão branco, etc.
- Carnes, embutidos, queijo e leite
- Açúcar e produtos que contenham açúcar refinado
- Comidas picantes e muito condimentadas
- Comidas com excesso de sal, reduzir o consumo de azeitonas, sardinhas salgadas, anchovas, etc.
- Café e bebidas alcóolicas.
Exercícios
A actividade física é muito aconselhável para a prevenção das hemorróidas, pois previne a obstipação instestinal e melhora a circulação, evitando a acumulação de sangue venoso nas pernas. Caminhar e nadar são dois dos exercícios mais recomendáveis.
Além disso, o exercício é muito bom para baixar de peso, já que a obesidade faz com que se exerça excessiva pressão na zona inferior do corpo, o que facilita o caminho às hemorróidas.Porém nem todo desporto ou exercício é recomendado, não devemos confundir-nos.
Devemos evitar o esforço físico excessivo, como levantar objetos pesados, já que poderia provocar o inchaço das veias anais, e desportos como o ciclismo, a equitação e similares, pois exercem demasiada pressão sobre a zona anal.
Outros
– Evitar coçar a zona anal, pois pode produzir lesões.
– Não introduzir objetos pelo ânus, pois pode danificar a musculatura anal.
– Durante a gravidez existe um aumento da pressão sobre as veias da zona anal, o que gera uma má circulação. Para evitá-lo se recomenda repousar sobre algum lado de seu corpo a cada quatro horas.
– Não reprimir em nenhum momento o desejo natural de defecar.
– Intentar ir ao baneiro sempre na mesma hora e evitar estar muito tempo esperando.
– Evitar assentos que sejam muito duros ou muito suaves.
– Controlar o estress e a ansiedade, pois assim se contrái o esfíncter anal.
– A posição ideal, para reeducar ao intestino, é sentar-se de cócoras no chão, assim se pode fazer pressão abdominal sem risco de lesionar a parede do abdômen.
– Evitar o consumo de tabaco.
Assim, e como podemos comprovar querido lector, com um pouco de vontade e cuidado, você mesmo poderá prevenir a aparição das incômodas e dolorosas hemorróidas. Apenas deve seguir com rigidez os conselhos aqui dados e não terá nenhum problema.